Agora é tarde para novo rumo

Crédito da fotografia: Sebastião Salgado
Crédito da fotografia: Sebastião Salgado

Agora é tarde para novo rumo
Dar ao sequioso espírito; outra via
Não terei de mostrar-lhe e à fantasia
Além desta em que peno e me consumo.

Aí, de sol nascente a sol a prumo
Deste ao declínio e ao desmaiar do dia,
Tenho ido empós do ideal que me alumia,
A lidar com o que é vão, é sonho, é fumo.

Aí me hei de ficar até cansado
Cair, inda abençoando o doce e amigo
Instrumento em que canto e a alma me encerra;

Abençoando-o, por sempre andar comigo
E bem ou mal, aos versos me haver dado
Um raio do esplendor de Minha terra.

Alberto de Oliveira, Poesia 4a série(1912-1925)

Deixe um comentário

