Pedagogia Waldorf

”Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo”.
Rudolf Steiner

Centro Educacional Infantil Cordão Dourado
Centro Educacional Infantil Cordão Dourado

A pedagogia Waldorf fundamenta-se na Antroposofia, filosofia criada por Rudolf Steiner no início do século XX. A abordagem busca o desenvolvimento integral e harmônico do indivíduo, respeitando as características e necessidades de cada fase da vida. Organizada a partir de um profundo conhecimento do ser humano, a educação Waldorf visa a evolução física, emocional e espiritual do ser humano através dos princípios da Trimembração Social: o princípio da liberdade, no âmbito da atividade cultural; o de igualdade, no âmbito jurídico-administrativo; e o de fraternidade, na área econômica. Toda Escola Waldorf tem como princípio a ativa participação dos pais na vida escolar de seu filho.

O nome Waldorf surgiu por causa de uma fábrica de cigarros, Waldorf/Astoria, em Stuttgart, Alemanha, cujo diretor, Emil Molt, era um comprometido colaborador do Movimento pela Trimembração do Organismo Social. Em virtude da sugestão de Rudolf Steiner, de que os trabalhadores da fábrica deveriam conhecer melhor o propósito de seu trabalho específico e, desse modo, conseguir uma relação mais humana com respeito a ele, Emil Molt, em princípios de 1919, determinou que se proferissem palestras para seus empregados sobre temas sociais e educativos. Como consequência, surgiu entre os trabalhadores o desejo de que seus filhos recebessem uma educação escolar mais adequada às reais necessidades do desenvolvimento humano na modernidade. Por causa disso, Molt dirigiu-se a Steiner e pediu-lhe que ajudasse a organizar, segundo sua concepção socioantropológica, uma escola para os filhos dos operários de sua fábrica. Depois de um intenso estudo sobre pedagogia, didática e metodologia com os docentes que trabalharam com Steiner, para a elaboração da sua proposta pedagógica, em setembro de 1919 começou a funcionar a primeira escola Waldorf, em Stuttgart, Alemanha, com 12 docentes e 256 alunos.

Através dessa metodologia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo deste uma atividade não competitiva.

Além do mesmo currículo obrigatório exigido em outras escolas, os alunos das escolas Waldorf têm acesso a aulas de: teatro, zoologia, botânica, euritmia, música, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia, filosofia, artes plástica e línguas estrangeiras.

Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto é oferecida.

Para saber mais sobre a Antroposofia e as Escolas Waldorf, visite os sites da Sociedade Antroposófica do Brasil (www.sab.org.br) e da Federação das Escolas Waldorf (www.fewb.org.br).

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4 comentários sobre “Pedagogia Waldorf

  1. Fernanda, eu estudei meu jardim de infância e pré escola inteira numa escola Waldorf, e mesmo assim eu aprendi coisas que me são úteis mesmo nos dias de hoje, é uma escola pura, fantástica, absurdamente boa! Nos ensina o que há de melhor no mundo, os setênios são muito compatíveis com as crianças, enfim é sensacional, adorei sua postagem aqui! Sabia que a Waldorf está entre as dez melhores escolas do MUNDO?! haha me orgulho de ter feito parte disso ❤
    Obrigada pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

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