Vander Lee

Vander_Lee

O talentoso compositor e cantor mineiro Vanderli Catarina (Vander Lee) nasceu no dia 3 de março de 1966. Vendia quentinhas e foi gandula de tênis no Clube Campestre quando era criança, aprendeu a tocar flauta doce e violão aos quatorze anos, serviu o Exército aos dezoito e depois foi cantar na noite de Belo Horizonte. Em 1996 ficou em segundo lugar no festival Canta Minas na Rede Globo.

As suas letras transitam entre temas populares como: amor, espiritualidade, cotidiano urbano, regionalidade e até mesmo futebol.

A beleza das suas melodias e das suas letras intuitivas despertaram o interesse de vários intérpretes brasileiros, que gravaram suas composições, como:  Gal Costa, Elza Soares, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Rita Ribeiro, Zizi Possi, Eliana Printes, Fábio Júnior, Leila Pinheiro, Alcione, Mariene de Castro, César Menotti & Fabiano, Emilinha Borba, entre outros.

Em 2006, foi contemplado com o prêmio TIM de Melhor Disco de Canção Popular pelo seu cd “Pensei que fosse o céu”, gravado em CD e DVD num show, lotado e emocionante, no Teatro do Palácio das Artes em BH.

O compositor precisou superar perdas difíceis. Em três anos, o pai e duas irmãs morreram e ele resolveu compor para conversar com aqueles que se foram, dialogando com o imponderável. Desta fase brotaram canções como: Onde Deus possa me ouvir, Meu jardim, Alma nua e Breu.

Chegou a se apresentar algumas vezes fora do país: em 2008 foi selecionado pelo Fórum de Música de MG, e fez um show em Turim na Itália; em 2009 e em 2010 participou do Festival SXSW em Austin, Texas e também em 2009, no Festival Romerias de Mayo, em Cuba. Cantou na Rádio WDNA em Miami e em 2013 se apresentou em Lisboa.

Vander Lee mora numa casa numa região mais afastada do centro de BH com a sua esposa: a cantora e atriz Regina Souza e tem quatro flhos, sendo três dele do seu relacionamento anterior. Ele diz que precisa do contato com a natureza e de um certo isolamento para se inspirar.

Discografia:

1997- Vander Lee (independente)

1999- No Balanço do Balaio (Selo Kuarup)

2003- Vander Lee Ao vivo (Indie Records)

2005- Naquele Verbo Agora (Indie records)

2006- Pensei que fosse o Céu Ao Vivo (Indie Records)

2009- Faro (Deckdisc)

2012- Sambarroco (Microservice)

2014-  Loa (Selo próprio Balaio com distribuição da Radar Records)

Fontes: Site Oficial ( http://www.vanderlee.com.br ) e  Site Vanderloucos ( http://osvanderloucos.blogspot.com.br/2008/05/entrevista-inedita-do-vander-lee.html)

Vander Lee_056

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s