Thich Nhat Hanh

Thay_portrait_color

O mestre budista Thich Nhat Hanh foi indicado por Martin Luther King em 1968 para o prêmio Nobel da Paz, por ter contribuído com os seus discursos de não-violência para a reconciliação entre o Vietnam do Norte e o do Sul, e escreveu mais de cem livros com seus ensinamentos e poesias sobre: meditação, paz, consciência plena, cura e transformação.

Thây (“professor” em vietnamita), como é chamado pelos seus alunos, nasceu no Vietnam em 1926 e aos dezesseis anos de idade juntou-se aos monges budistas no Templo Tu Hieu.

Thich Nhat Hanh, durante a Guerra do Vietnã, resolveu ajudar o povo que sofria com os bombardeios em vez de dedicar-se apenas à meditação no mosteiro.

Na década de sessenta, fundou em Saigon a School of Youth Social Service, organizou cooperativas agrícolas, reconstruiu vilarejos destruídos, fundou escolas e centros médicos e amparou famílias sem lar. Contando com aproximadamente dez mil alunos voluntários, a SYSS baseava seu trabalho nos princípios da não-violência e da ação compassiva. Mesmo com a repreensão do governo ao seu trabalho, o mestre também conseguiu fundar no Vietnã a Universidade Budista Van Hanh, uma editora e uma influente revista sobre o movimento “Budismo engajado”(termo redundante, segundo ele). Viajou a trabalho para os Estados Unidos para lecionar Religião comparativa na Princeton University e Budismo na Columbia University.

Nhat Hanh conseguiu convencer Martin Luther King Jr. a se opor à Guerra do Vietnã publicamente em uma entrevista concedida em Chicago.

Depois das assinaturas dos acordos de paz, em 1973, ele foi impedido de regressar ao seu país de origem e ficou exilado na França, onde fundou a comunidade de meditação Plum Village em 1982.

Thich ministrou inúmeros retiros sobre a “arte do viver consciente” pelo mundo todo, tornando-se um pioneiro nos ensinamentos zen-budistas para o Ocidente. Fundou seis monastérios, dezenas de centros na América e na Europa e cerca de mil “sanghas” ou comunidades de prática de plena consciência (mindfulness).

Um dos principais ensinamentos de Thich Nhat Hanh é que, através da plena consciência, podemos aprender a viver no momento presente, em vez de nos apegarmos ao passado ou futuro. Viver o momento presente é, de acordo com Nhat Hanh, o único jeito de realmente desenvolvermos a paz, em nós mesmos e no mundo.

Thich teve um problema de saúde recentemente e ficou com o lado direito do corpo paralisado, mas desde abril deste ano (2015) tem melhorado aos poucos e está com ânimo para participar das atividades na Plum Village.

Alguns livros dele foram traduzidos para o Português:
Caminhos para a Paz Interior
Flamboyant em Chamas
Meditação Andando
Respirando e Sorrindo (Solaris)
Vietnã — Flor-de-lótus em Mar de Fogo (Ed. Paz E Terra)
O Coração da Compreensão (Ed. Bodigaya)
Para Viver em Paz – O Milagre da Mente Alerta (Ed. Vozes) – 1976
Paz a Cada Passo: Como Manter Sua Mente Desperta no Seu Dia-a-dia (Ed. Rocco) – 1990
Vivendo em Paz – Como Praticar a Arte de Viver Conscientemente (Ed. Pensamento) – 1992
O Sol Meu Coração – Da Atenção à Contemplação Intuitiva – 1995
Cultivando a Mente do Amor – 1996
Vivendo Buda, Vivendo Cristo (Ed. Rocco) – 1997
A Essência dos Ensinos de Buda (Ed. Rocco) – 2001
Jesus e Buda, Irmãos (Ed. Bertrandi Brasil) – 2002
Aprendendo a Lidar com a Raiva – Sabedoria Para A Paz Interior (Ed. Sextante) – 2003
Ensinamentos sobre o Amor (Ed. Sextante) – 2005
Velho Caminho, Nuvens Brancas: Seguindo as Pegadas do Buda (Ed. Bodigaya) – 2007
A Arte do Poder
Corpo e Mente em Harmonia: Andando Rumo à Iluminação (Ed. Vozes) – 2009
Nada Fazer, Não Ir A Lugar Algum (Ed. Vozes) – 2011

Fontes:

Thich Nhat Hanh

http://www.viverconsciente.com/
http://sangavirtual.blogspot.com.br/

2 comentários sobre “Thich Nhat Hanh

Deixe um comentário